Saturday 12 August 2017

Duncan Bucknell


A diferença entre uma estratégia, um plano e um processo


Postado em 12 de abril de 2013 por Duncan


Eu recebi uma grande pergunta em um curso de treinamento de estratégia de IP que eu ensinei. A questão era sobre a diferença entre uma estratégia, um plano e um processo. Isso ocorreu porque, enquanto esperamos no papel, a maioria das pessoas poderia combinar essas três palavras com suas definições apropriadas, na prática, elas ficam confusas. Então, para abordar as definições na prática, eu pensei que poderia ser divertido para examinar o seu propósito para o seu empregador.


Uma estratégia é uma solução para mover de onde você está agora (A) para onde você quer ser (B) ... ou colocar de outra forma, é o que você quer acontecer para alcançar um fim. A estratégia é uma classe de solução que lida com a incerteza - a possibilidade de que forças opostas possam inibir você alcançar (B) ou alcançá-lo em forma aceitavelmente boa.


Uma estratégia deve aumentar a probabilidade de que seu empregador chegue (B) em boa forma. Ele faz isso principalmente criando condições que favorecem o sucesso. Por exemplo, uma estratégia pode ser que você só irá apoiar as empresas onde você pode ser um jogador de primeira ou segunda camada, onde seu objetivo (B) é construir um portfólio de soluções de produtos que se encaixa essa natureza definida. Construir um portfólio de soluções de produtos de primeira ou segunda camada só é o que você quer fazer. É uma solução para um problema associado à execução de um tipo de negócio que você determinou que terceiro ou menos soluções de produto de camada não oferecerão suporte. Sua estratégia não especificamente dizer como você vai chegar a este fim. É aí que entra o seu plano.


Um plano é como você vai passar de (A) a (B). Como tal, deve apoiar a sua estratégia, fornecendo uma maneira de alcançar (B) que fornece um equilíbrio aceitável de risco e recompensa. Então, sua estratégia é o que você quer fazer e seu plano é como você vai fazê-lo. Por exemplo, você pode decidir como uma estratégia que você precisa para adquirir lotes de patentes em uma área para ajudá-lo a manter a liberdade de operação e, em seguida, seu plano é como especificamente você vai fazer isso ... RD, aquisição, licença, etc. , É claro, orientado para o nível de organização que você está lidando. Os planos e estratégias da empresa, divisão, equipe e pessoal ocorrem simultaneamente, o que cria questões de alinhamento que podemos abordar em um futuro post.


Entender a diferença entre uma estratégia e um plano permite que você faça decisões de planejamento estratégico úteis que separam os dois. Ele permite que você aja de acordo com as citações perspicazes do General George S. Patton: "Nunca diga às pessoas como fazer as coisas. Diga-lhes o que fazer e eles vão surpreendê-lo com a sua ingenuidade. "Você pode incluir declarações de intenção dentro do seu planejamento para que quando os planos vão mal, o que muitas vezes fazem, as pessoas podem ajustar o seu como fazer ) De uma forma que faz sentido com o que você quer que eles consigam (a estratégia).


Um processo, em contraste, é uma maneira definida de fazer uma tarefa. Pode ser linear na natureza - fazer A, então fazer B, então fazer C - ou pode ter ramos - fazer A, então B, e então C ou D dependendo. Um processo define parâmetros estritos para o "como" que pode, se mal aplicado, permitir que o "como" ter prioridade sobre o "o quê".


Uma vez que um processo está tão ancorado no "como", nunca pode ser uma estratégia. Se usado bem, um processo pode ser uma parte essencial de uma estratégia. Para um estrategista, o principal objetivo de qualquer processo é eliminar incertezas que não precisam estar lá dentro de um plano. Por exemplo, não importa a estratégia eo plano que você escolheu em relação ao IP, você quer ancorar essa estratégia e planejar um bom IP. Como parte de uma estratégia e plano, você pode definir processos em vigor para revisão de ideias, documentação e proteção que garantem que você terá a qualidade de proteção IP necessária conforme as circunstâncias surjam. Então você pode abordar todas as incertezas do que os concorrentes, parceiros e clientes podem fazer para desafiar ou avançar o seu portfólio de IP, sem também ter incerteza indevida sobre se você pode apresentar boa documentação IP quando você precisar dele.


Então, quando você faz planejamento estratégico para IP, você e os membros da equipe consultados primeiro determinar o que você quer fazer - sua estratégia. Você, em seguida, determinar ou delegar adequadamente como você deseja fazê-lo - seu plano. Você e sua equipe, em seguida, olhar para todas as incertezas associadas com a sua estratégia e planejar com a mentalidade para expulsar as incertezas que não precisam estar lá. Para afastar as incertezas, você pode incorporar processos - muitas vezes tão simples como listas de verificação - para que aqueles que executam sua estratégia podem concentrar seus talentos onde a incerteza permanece. Você faz tudo isso em contexto com sua oposição, porque você pode ganhar ou perder qualquer competição estratégica em qualquer ou todas as suas estratégias, planos ou processos.


Crédito da imagem: Hemera

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